Museu da Moto em Tiradentes (MG)

Publicação 1 de 152

Museu da Moto em Tiradentes (MG) resgatando a história da moto.


 

Fundada no início do século XVIII, a cidade de Tiradentes possui aproximadamente sete mil habitantes e oferece infraestrutura completa para o turismo: restaurantes, ponto de táxi, serviço de informações, farmácias, posto de gasolina e lojas de artesanato.

Dados de 2007 indicam que a cidade possui mais de 150 pousadas e hotéis, com opções para quem viaja sozinho, casais, famílias e em grupos.

Você vai encontrar na cidade de Tiradentes história, gastronomia, artesanato, cultura, ecoturismo, tranquilidade e um dos maiores acervos particular de motos do Brasil no Museu da Moto. Fundado e idealizado pelo mineiro Rômulo Batista Filgueiras, o museu conta com um acervo particular de 85 motos – 66 expostas, entre elas réplicas, modelos históricos, militares, agrícolas, Vespa e Lambretta. Que levam os visitantes a reviver grandes momentos da evolução da moto.

 

A X Motos do Brasil entrevistou o fundador deste incrível museu. Confira abaixo a entrevista completa:

Entrevista com Rômulo Batista Filgueiras, mineiro de Belo Horizonte

Por que colecionar e quando começou?
Comecei a coleção com apenas 15 anos de idade, comprando praticamente todas as publicações de livros e revistas editados no Brasil. Também miniaturas de motos, como; Imas de geladeira, moto de cristal alemão, porcelana chinesa, de madeira, de sucata, isqueiro, apontador de lápis, baralho de motos, brincos, canecas e vários outros objetos.

O que motiva sua paixão pelo motociclismo?
Minha paixão veio de meus pais, minha mãe andava de moto na garupa do meu pais “grávida” ou seja, ando de moto mesmo antes de nascer.
Quando nasceu a ideia do Museu, quais as suas motivações?
Contar a historia da moto me dá muito prazer e por isto que o Museu começa falando desde os primórdios da evolução dos veículos de duas rodas, como o Celerifero de 1790.

Qual moto você se identifica mais ?
Dizer qual é a minha moto favorita ou a que eu me identifico mais é muito difícil pois cada uma tem sua historia e seu valor, seria como um pai ou uma mãe dizer que aquele filho é o favorito.

Qual moto foi mais difícil de conseguir para seu acervo ?
Sem dúvida a moto mais rara seria uma FN 175cc de 1909 com 107 anos de existência. Motos antigas no Brasil abaixo da década de 40 são extremamente raras, pois vinham para o país muitas vezes em mudanças de imigrantes europeus.

Qual é o tipo do público que frequenta o museu?
Estamos muito surpresos com o público visitante, pois acreditávamos que seria bem segmentado, ou seja, pessoas do meio do motociclismo. Que nada! Como Tiradentes é uma cidade histórica de clima muito agradável, gastronomia impar e população bastante hospitaleira, a visitação acabou se tornando bem diversa com um público de varias idades e classes econômicas.

 

Museu da Moto

Endereço:
Tiradentes – MG
Av. Israel Pinheiro, 35 – 300 metros da Estação da Maria Fumaça.
Funcionamento:
O Museu funciona em dia programados, as datas são divulgadas na página do facebook do Museu.

 

Menu